"Importante"

Importante:
Vale lembrar que este blog não pretende de qualquer forma prejudicar bandas, artistas ou gravadoras, pelo contrário o objetivo é sempre divulgar e compartilhar diversão, cultura e educação.

Então se de alguma forma você se sentir prejudicado pelo blog, solicito que envie um email para (progrockcontramao@hotmail) que prontamente deleto o material escrito ou link. O mesmo vale para pedidos e sugestões.

Todos os álbuns aqui postados foram adquiridos de forma legal em vinil ou cd, em lojas especializadas, sebos ou com amigos e sugiro que após ouvir algo que goste procure comprar o original.

Divirtam-se e aproveitem o espaço que é nosso.
Obrigada
Márcia Tunes
---------------------------------------------------------
Important:
Remember that this blog is not intended in any way injure bands, artists and record labels, rather the goal is to always disclose and share fun, culture and education.

So if somehow you feel harmed by blog, please send an email to (progrockcontramao @ hotmail) that promptly delete the written material or link. The same goes for requests and suggestions.

All albums posted here were purchased legally on vinyl or CD, in specialty stores, book stores or with friends and I suggest that after you hear something you like try to buy the original.

Have fun and enjoy the space that is ours.
Thanks
Marcia Tunes

Para os Krautmaniacos



Visite meu novo blog totalmente dedicado ao Krautrock, divirta-se! Curta, comente, compartilhe!

Visit my new blog devoted entirely to Krautrock, enjoy, comment, share!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Moody Blues - Days of Future Passed (1967)


Download

Um dos meus discos preferidos, altamente recomendado pra qualquer pessoa que goste de musica.

Days of Future Passed, é o segundo álbum do conjunto Moody Blues lançado em dezembro de 1967. A característica principal deste disco é o de ser o primeiro "álbum conceitual" no universo do rock. Com a London Festival Orchestra, a banda soube fundir a música clássica com o rock'n'roll, tecendo um painel vivo e dinâmico.

O Projeto: Inicialmente, os executivos da gravadora Decca Records desejavam criar uma versão da Sinfonia nº 9 de Antonin Dvorak tocada por instrumentos elétricos de um conjunto de rock junto com uma orquestra sinfônica. A finalidade era apresentar ao mundo um novo sistema de som, conhecido como Deram Sound System (DSS), em estéreo. Chamaram os Moody Blues. A banda porém resolveu executar este projeto com canções próprias, não a simples transcrição da música de Dvorak. À princípio os executivos ficaram um pouco céticos quanto à comerciabilidade do disco (as músicas não tinham intervalos entre elas, o que dificultava a apresentação em rádios por disc jockeys), porém concordaram com a experiência, e deram total apoio ao novo projeto.


O Tema: Os Moody Blues resolveram utilizar um tema (conceito) que passou a ser o de "Uma jornada comum da existência humana, do nascer do dia ao pôr do sol". Em cima do tema, os músicos da banda criaram as músicas. Além deles, Peter Knight criou arranjos para outras passagens musicais que foram integradas às músicas da banda e serviam como ponte entre elas. O resultado é uma jornada musical vívida e dinâmica, com melodias belas e criativas.

As Canções: As canções foram divididas em sete blocos, que indicam o tema da jornada humana, alguns deles com mais de uma música.

"The Day Begins: The Day Begins/Morning Glory" (O dia se inicia/Glória matutina)
"Dawn: Dawn is a Feeling" (Amanhecer: O amanhecer é um sentimento)
"The Morning: Another Morning" (A manhã: Outra manhã)
"Lunch Break: Lunch Break/Peak Hour" (Parada para a refeição/Hora de pico)
"The Afternoon: Forever Afternoon (Tuesday?)/(Evening) Time To Get Away" (A tarde: Tarde Eterna (Terça?)/(Anoitecer) Hora de fugir)
"Evening: The Sunset/Twilight Time" (Anoitecer: O Pôr-do-sol/Hora do crepúsculo)
"The Night: Nights in White Satin/Late Lament" (A noite: Noites em cetim branco/Lamento tardio)

Duas músicas retiradas do disco foram lançadas como compacto simples e tornaram-se sucesso: "Tuesday Afternoon", que no álbum é intitulada "The Afternoon: Forever Afternoon (Tuesday?)", e "Nights in White Satin".

Os Créditos: As músicas foram compostas pelos vários integrantes da banda, e a parte orquestral é creditada a "Redwave/Knight". "Knight" é o maestro e arranjador Peter Knight, enquanto que "Redwave" foi um nome criado pela banda para representá-la como um todo, já que Peter Knight construia a parte orquestral em cima dos temas criados pela banda . O poema inicial "Morning Glory" e o poema final "Late Lament", são de autoria de Graeme Edge, apesar de não virem creditados no disco vinil.

A Produção: A produção ficou a cargo de Tony Clarke, assistido por Hugh Mendi. O engenheiro de som foi Derek Varnals. A arte e a capa ficaram a cargo de David Anstey. A gravadora foi a Decca Record.

Disco Conceitual: Muitos consideram o disco dos Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em julho de 1967 - portanto, antes do lançamento de "Days of Future passed" - como o primeiro álbum conceitual de rock. Porém, como se sabe hoje em dia, apesar das idéias de Paul McCartney de criar um trabalho em cima de um tema, as músicas de John Lennon nada têm a ver com a "Banda do Sargento Pimenta". Portanto, não há nenhuma interligação temática entre elas, característica marcante nos discos conceituais. Neste disco dos Moody Blues há um tema (conceito), e em cima dele as músicas foram criadas, tornando-os os primeiros a criar um trabalho que mais tarde ficou conhecido como "disco conceitual".

As Faixas:
"The Day Begins" – 5:51
"The Day Begins" (Peter Knight) – 4:08
"Morning Glory" (Graeme Edge) – 1:42
"Dawn: Dawn is a Feeling" (Mike Pinder) – 3:49
"The Morning: Another Morning" (Ray Thomas) – 3:56
"Lunch Break" – 5:29
"Lunch Break" (Peter Knight) – 1:53
"Peak Hour" (John Lodge) – 3:40
"The Afternoon" – 8:23
"Forever Afternoon (Tuesday?)" (Justin Hayward) – 4:48
"Time To Get Away" (Lodge) – 3:35
"Evening" – 6:40
"The Sun Set" (Pinder) – 3:17
"Twilight Time" (Thomas) – 3:23
"The Night – 7:26
"Nights In White Satin" (Hayward) – 5:37
"Late Lament" (Edge) – 1:46

Os Músicos Participantes:

Moody Blues:
Justin Hayward: Guitarras, piano, teclados e vocais.
John Lodge: Baixo, guitarra e vocais.
Mike Pinder: Teclados, Mellotron, Piano e vocais.
Ray Thomas: Flautas, instrumentos de sopro, percussão, teclados e vocais.
Graeme Edge: Bateria e percussão, vocais (declamação dos poemas).

Outros:
Peter Knight: Maestro e arranjador.
The London Festival Orchestra.

Nenhum comentário: